• By Dayane - Headhunter como criadora
  • agosto 30, 2024
  • 0 Comment

Algumas importantes estatísticas do processo de Recrutamento & Seleção nas empresas de Logística e Transporte de Cargas

Gostaria de compartilhar algumas estatísticas importantes, obtidas nos últimos 8 meses, a partir de 75 vagas trabalhadas e mais de 1.500 profissionais entrevistados pela divisão de hunting da Tigerlog :

– O processo de seleção e recrutamento de profissionais para Transportadoras e Operadores Logísticos varia entre 4 a 8 semanas, sendo mais demorada para as posições em Vendas (Gerente de Contas, Executivos de Vendas, Vendedores Internos e Externos), Custos e Pricing (Especialistas e Analistas) e Torre de Controle/Tráfego (Gerentes e Coordenadores).

– Cerca de 3 em 4 vagas são preenchidas através de profissionais localizados no LinkedIn; outros 25% são oriundos do nosso próprio banco de dados.

– 1 em cada 9 vagas não são concluídas em função da indisponibilidade de profissionais dentro do perfil solicitado e/ou condições oferecidas (especialmente salarial).

– 1 em cada 8 finalistas acaba declinando do processo, após renegociar com o empregador atual a sua permanência na empresa.

– 63% dos candidatos qualificados questionam sobre a necessidade do trabalho presencial; 44% deles admitem não mudar de empresa em função da condição atual de home-office.

– 1 em cada 12 profissionais entrevistados, que foram inicialmente qualificados para uma determinada vaga, omitem ou alteram dados relevantes para a continuidade no processo seletivo (os maiores problemas ocorrem com o nível de conhecimento no MS Office, fluência em línguas estrangeiras, atuação como usuário-chave em determinadas soluções informatizadas).

– Mais de 70% dos CVs qualificados não conta com referências profissionais para a checagem de dados.

– Profissionais empregados, solicitam, em média, uma remuneração 30%-35% superior à atual para migrar para uma nova empresa.

– 1 em cada 15 profissionais contratados deixa a empresa antes de completar 90 dias, principalmente por não se adequar ao clima organizacional ou em função de dificuldades com o novo gestor.

– 58% dos profissionais que permanecem, em média, menos de 18 meses nos empregos anteriores, acabam deixando o novo emprego na mesma condição, ou seja, antes de completar 1,5 ano na nova empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *