Vai participar de entrevistas? Prepare-se para perguntas vitais!
Mesmo que você não esteja buscando novas oportunidades no mercado, é muito provável que seja convidado para participar de algum processo seletivo. O mercado está aquecido, em função do nível de atividade de alguns setores econômicos e da demanda natural para a reposição de vagas nas empresas.
Algumas perguntas certamente serão feitas, e é preciso que você tenha boas respostas para o recrutador.
Seguramente lhe perguntarão sobre os motivos de saída das empresas nos quais você trabalhou recentemente. Seja cuidadoso ao responder; não se comprometa e nem comprometa ninguém. Procure ser conciso e convincente. E fale a verdade, sempre, pois algumas informações poderão ser checadas posteriormente.
Também questionarão sobre as suas realizações, no desempenho das suas funções. Evite conjugar o verbo na primeira pessoa: “eu implementei”, “eu realizei”, “eu fiz”, “eu mudei” etc. Cite os principais resultados obtidos, atribuindo valores a eles e enfatize a importância da sua equipe e da sua chefia.
Esteja pronto para citar seus principais pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos, especialmente este último. Evite apontar deficiências como: “sou muito detalhista”, “sou extremamente organizado” ou “sou muito rigoroso”; isso não soará bem aos ouvidos do entrevistador. Faça uma autocrítica; solicite a opinião de pessoas próximas a você e trabalhe esses aspectos de uma forma positiva, de forma a não comprometer a sua participação no processo. E, ao falar de seus pontos positivos, não exagere demais, pois isso poderá transmitir uma imagem de arrogância, vaidade etc.
Provavelmente lhe perguntarão sobre o planejamento da sua carreira profissional, incluindo o porquê de atuação na área, e outros aspectos como o que deu certo, o que não deu certo (e porque não deu) e sobre a sua visão futura. Assuma erros e acertos, e dê um direcionamento futuro alinhado com a vaga e com a cultura da empresa.
Por fim, esteja pronto para responder a outras perguntas relacionadas ao trabalho remoto e presencial, disponibilidade para viagens, fluência em línguas estrangeiras, hobbies etc.
Boa sorte, muito sucesso e conte com o apoio da Tigerlog!