• By Marco Antonio Presidente da TigerLog
  • abril 18, 2024
  • 0 Comment

O Futuro do Profissional Logístico

Não há dúvidas de que a tecnologia afetará a carreira dos profissionais logísticos no futuro. E não apenas a tecnologia, mas outros fatores também contribuirão para mudanças significativas na sua atuação, tais como novas regulamentações (legislação), certificações técnicas, meio ambiente, usos e costumes etc.

A dúvida que paira sobre a mente desses honrosos e destemidos profissionais é: quando e como isso ocorrerá?

Essas mudanças já estão ocorrendo, ainda que lentamente, e tendem a se tornar mais visíveis a partir do final desta década que se encerrará em 2030, com forte impacto na década seguinte, entre 2031 e 2040.

Primeiro serão impactadas as atividades meramente rotineiras, associadas a protocolos operacionais maduros e consistentes, que serão substituídas pela inteligência artificial e pelo big data. Funções relacionadas ao Serviço ao Cliente e Pós-Vendas, Gestão de Pedidos, Faturamento, Comércio Exterior e todas aquelas intimamente ligadas ao acompanhamento da operação e solução de ocorrências, serão fortemente afetadas pela automação na coleta e análise de dados e na tomada de decisões. Não deixarão de existir, obviamente, mas serão redesenhadas a partir de uma nova perspectiva para o ser humano.

Na década seguinte, a partir de 2031, testemunharemos o avanço de todo esse processo de automação, atingindo funções relacionadas ao planejamento e gestão, cobrindo áreas operacionais e de suporte, como PPCP, Planejamento de Vendas, Pricing, Gestão de Projetos, Design de Soluções Logísticas, Melhoria Contínua, Vendas de Serviços Logísticos etc. Importante ressaltar, mais uma vez, que a atuação do ser humano será elevada a um novo patamar, mais técnico e analítico, permitindo uma maior e melhor interação com as soluções existentes.

Nesse tsunami tecnológico, cultura e social, novas profissões surgirão dentro da cadeia logística. Outras tendem a se valorizar nesse novo ambiente.

Funções como Cientista de Dados Logísticos, Engenheiros Logísticos, Instrutores voltados à Transformação Digital, profissionais de RH especializados em Change Management e na interação com Motoristas, Torre de Controle no Supply Chain, Segurança de Informações Logísticas, Controladoria Logística e etc. estarão em alta, assim como tudo aquilo que se relacionar à sustentabilidade e ao desenvolvimento e suporte tecnológico, especialmente àquilo que se referir a Inteligência Artificial, Big Data, Data Minning, IoT, impressão 3D, realidade aumentada, nanotecnologia, robótica etc.

Ainda há tempo para qualificar-se para estar pronto para os desafios futuros.

Faça uma avaliação de sua carreira, focando principalmente onde pretende estar nos próximos 10 anos. Tenha seu próprio planejamento estratégico de médio e longo prazo e surfe as ondas geradas por esse tsunami. Só não fique parado!

Boa sorte e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *