Mini Curso: Redução de Custos Logísticos com a apropriação de Créditos Tributários (ICMS, IPI, PIS e COFINS) 17/10/2017 - 4 Horas - SP
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Início: 17/10/2017

Término: 17/10/2017

Horário: das 13h00 às 17h00

Valor: R$380,00

Local: Hotel Green Place


As regras tributárias devem ser entendidas por todos os profissionais da empresa e em especial por aqueles ligados direta e/ou indiretamente as operações produtivas da empresa (compras, vendas, contabilidade, custos, fiscal, planejamento, produção, projetos, etc).

 

O curso abordará as principais regras e aspectos relativos ao aproveitamento, apuração, vedação e ao estorno de créditos de ICMS, IPI, PIS e COFINS, dando ênfase nas questões envolvendo contabilização, argumentação de compra/venda, custo e precificação de mercadorias e serviços.

 
A quem se destina?

Além dos profissionais das áreas contábeis e fiscais é também dirigido aos profissionais de compras, vendas, custos, orçamentos, logística, produção, bem como, a outros profissionais que trabalham ou tenham interesse nos assuntos fiscais.


Carga-horária do curso: 4 horas em um único dia.

 

Quantidade de Vagas: 25.

 

O curso apenas será realizado com um número mínimo de 15 participantes.

 

Local e data de realização dos cursos:

 

São Paulo, SP

 

Data: 17/10/2017 (terça-feira) das 13:00 h às 17:00 h

 

Local: Hotel Green Place Flat - Rua Dr. Diogo de Faria, 1201 – Vila Mariana – telefone: (11) 5081-9150

 

Maiores informações no link abaixo: http://www.greenplaceflat.com.br/

 

Consulte opção para curso in-company na sua empresa ou na sua cidade, a partir de um pool de empresas.

 


Programa Técnico

 

1 - ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
- Legislação aplicada

- Princípio da não-cumulatividade
- Documento hábil e situação regular perante o Fisco
- Momento e condição para a apropriação do crédito
- Momento do crédito na importação

- Créditos Básicos: matéria-prima, produto intermediário; material de embalagem
- Créditos em Serviço de transporte (que tem direito ao crédito)

- Crédito de Energia elétrica (condições e critérios de apropriação)
- Serviço de Comunicação (condições e critérios de apropriação)
- Crédito extemporâneo (condições e critérios de apropriação)
- Grosa de crédito (quando o Fisco pode aplicar)
- Vedações ao crédito
- Manutenção de crédito
- Estorno de crédito
- Operações de devolução
- Ativo permanente (condições e critérios de apropriação)
- Crédito outorgado (condições e critérios de apropriação)

 

 2 - IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
- Legislação aplicada

- Princípio da não-cumulatividade
- Créditos Básicos: matéria prima, produto intermediário, material de embalagem
- Aquisição de comerciante atacadista (crédito presumido)
- Aquisição de estabelecimento optante do Simples Federal (visão do Fisco)
- Operações de devolução e retorno
- Crédito presumido – observações gerais
- Momento da apropriação do crédito
- Crédito Extemporâneo (condições e critérios de apropriação)
- Crédito relativo à aquisição de insumo destinado à industrialização de produto sujeito à alíquota zero e isento
- Manutenção do crédito
- Anulação do crédito

3 - PIS/PASEP e COFINS
- Noções gerais (legislação aplicada)
- Não-cumulatividade
- Possibilidades de crédito
- Bens para revenda
- Insumos (condições e critérios de apropriação)
- Energia elétrica (condições e critérios de apropriação)
- Aluguéis (condições e critérios de apropriação)
- Máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado
- Edificações e benfeitorias em imóveis (condições e critérios de apropriação)
- Bens recebidos em devolução
- Armazenagem de mercadoria

- Transporte de mercadoria (permissões e vedações)
- Outras restrições ao crédito
- Proporcionalidade
- Estorno do crédito
- Casos especiais
- Créditos passíveis de ressarcimento e compensação

4 - Exercícios de fixação

 

 

Palestrante

 

Dirceu Antonio Passos

Advogado com pós-graduação em direito tributário pela PUC-Campinas, Contabilista; mais de 25 anos de atuação na área tributária de grandes organizações, incluindo empresas de Logística Keepers, Martins, Logimasters e Dachser; auditorias e consultorias big four PriceWaterhouseCoopers, KPMG; indústrias e comércios Novartis, Compaq e Cotia Trading; responsável pela elaboração e apresentação de diversos cursos na área fiscal-tributária na CIESP/FIESP, UNISESCON, MORAES, CENOFISCO, SENAC, etc.

 

Inscrições:

 

Através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br. Solicite ficha de inscrição.

 

A nota fiscal e o boleto bancário serão encaminhados pelo e-mail.

 

Existe a opção de pagamento através de depósito em conta-corrente.

 

Para outras opções de pagamento, favor consultar a Tigerlog.

 

Investimento

 

R$ 380,00 (Trezentos e Oitenta Reais) por participante.

 

Tabela de descontos:

  • 2 participantes da mesma empresa: 5% para cada um
  • 3 ou 4 participantes da mesma empresa: 10% para cada um
  • 5 ou mais participantes: 15% para cada um

 

Inclusos no valor o certificado, coffee-break e material de apoio (pasta, caneta e bloco).

 

O material didático, em versão impressa, será disponibilizado a todos os participantes. Não será entregue material eletrônico.

 

Estacionamento no hotel NÃO incluso.

 

Cancelamento de Inscrições e Substituição de Participantes

 

Todo e qualquer cancelamento deverá ser comunicado de forma escrita, por e-mail, informando o nome do participante, curso e empresa.

 

Participantes poderão ser substituídos, porém será necessário enviar e-mail formalizando a mudança de participante para a impressão do certificado.

 

 

  1. Cancelamento por parte do participante em até CINCO dias úteis antes da realização do curso:

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago será devolvido, descontando-se os impostos recolhidos e pagos pela Tigerlog, devido à impossibilidade de cancelamento da Nota Fiscal.

 

  1. Cancelamento por parte do participante em prazos inferiores a cinco dias até a data de realização do curso

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago será devolvido, descontando-se os impostos recolhidos e pagos e as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

No caso de pagamento não efetuado, ou seja, a vencer, o boleto bancário terá seu valor alterado, cobrando-se as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

  1. Participante não comparece ao curso no qual foi inscrito e não comunica a Tigerlog

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago não será devolvido, e o participante ou a empresa terão à disposição o valor pago para ser utilizado em outros cursos, descontando-se os impostos recolhidos e pagos e as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

No caso de pagamento ainda não realizado, será cobrado do participante ou da empresa o valor referente às despesas do evento, com o hotel e instrutor, proporcionais a cada participante, além de eventuais impostos recolhidos e pagos, decorrentes do faturamento.

 

  1. Cancelamento por parte da Tigerlog

 

A Tigerlog reserva-se no direito de cancelar o curso, com até 48 horas de antecedência, no caso de não atingir o mínimo de 15 participantes. Nesse caso, todos os participantes serão informados por e-mail e telefone, contando com a opção de utilizar o valor pago (se pago) em outros cursos da Tigerlog.

 

 

 

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